O meu nome é Catarina Pinto da Costa, sou Designer,
Auxiliar de Veterinária e Treinadora / Etóloga Canina.
A paixão pelos animais é algo que veio desde muito nova, todos eles me fascinavam, cada um à sua maneira. Tornei-me uma pequena defensora dos animais, tomando sempre o partido deles, pois afinal, eles não falam e as pessoas não os compreendem. Já desde muito cedo que não suporto qualquer tipo de maus tratos a animais, e o que mais queria era poder salvar todos os animais indefesos que precisam de ajuda. Sempre tive animais de estimação de todas as formas e feitios: cães, gatos, coelhos, porquinhos-da-índia, chinchilas, pássaros, peixes, rãs... até já tive um grilo de estimação! Não sei viver sem eles, na verdade, a vida para mim sem animais é vazia.
Sou licenciada em Design, mas mais tarde decidi seguir aquilo que realmente adoro, e fazer desta paixão uma profissão. Tirei o curso de Auxiliar de Veterinária, e o trabalho nesta área levou-me a ter cada vez mais interesse em conseguir compreender os animais. Nesta área, observamos todo o tipo de cães e de gatos, e todo o tipo de tutores. Vemos que muitos, por falta de informação, lidam com os seus patudos de forma errada, o que leva muitas vezes a medos ou outros problemas comportamentais. Tudo isto me levou ao meu passo seguinte: formar-me em Treino e Etologia Canina.
Infelizmente sabemos que a falta de obediência dos cães, assim como alguns problemas comportamentais, são as maiores razões que levam certas pessoas a abandonar os seus cães, devolvê-los às associações onde foram adoptados, e até marcar consultas em veterinários, somente para mandar eutanasiar os animais...
O meu objectivo é, acima de tudo, poder ajudar cães e tutores a viverem em harmonia. Ensinar os tutores a entenderem o seu cão, de forma a saberem interpretar os seus sinais e melhorar a sua comunicação, facilitando assim a sua educação e criando relações melhores e mais fortes.
A TREINADORA
2011
Licenciatura em Design,
Faculdade de
Arquitectura UL
2016
Estágio Curricular na Casa dos Animais de Lisboa
2019
Webinário Comportamentos Agressivos em Cães com Cláudia Estanislau
Curso Intensivo de Treino de Cães, Educacão com Fernando Silva
2021
2015
Curso de Auxiliar
de Veterinária,
Empower Up
2018
Curso de Treino e Etologia Canina, CCVL Academia
Seminário de Reactividade e Agressividade com Cláudia Estanislau
Curso Fear Free
Shelters Program
2020
Curso Intensivo de Comportamento CEVA, com Dr Gonçalo da Graça Pereira e Drª Sara Fragoso
2022
Seminário Teoria da Aprendizagem com Alexandra Santos
Workshop Shaping
com Fernando Silva
2023
Curso Terapia
Holística Animal,
com Eva Pets
O MÉTODO
Positivo!
Reforço positivo, técnicas positivas e pensamento positivo, sempre.
Baseamo-nos numa filosofia de ensino fundamentada em factos científicos, sempre em constante aprendizagem, de forma a podermos dar o melhor de nós ao seu cão. Inicialmente, fazemos uma aula de avaliação, onde iremos observar o comportamento do cão, assim como o ambiente onde vive e a sua relação com os tutores. Desta forma podemos adaptar o treino/tratamento ao seu cão e às suas necessidades, porque cada cão é um caso. Ensinamos os tutores e educamos os cães, com base científica e reforçando a confiança e respeito, utilizando técnicas positivas de aprendizagem.
Focamo-nos nestas três regras: paciência, persistência e positivismo - devemos ser muito pacientes com os nossos cães, e respeitar a sua velocidade de aprendizagem; ser persistentes e nunca desistir, ignorando os comportamentos errados e recompensando os correctos; sempre de forma positiva e agradável, tornando o treino algo divertido e interessante para o nosso cão.
Reforço Positivo
Filosofia de ensino fundamentada em Factos Científicos
Treino adaptado ao seu cão e às suas necessidades
Paciência
Persistência
Positivismo
Não
utilizamos
técnicas aversivas
Não utilizamos métodos tradicionais nem técnicas aversivas que envolvam castigos, dor ou medo, pois além de não serem eficazes, são bastante prejudiciais tanto a nível físico como psicológico, podendo ainda agravar a situação. Para ter um cão equilibrado e educado, temos de criar regras e rotinas de forma consistente, trabalhar persistentemente, e para que isto funcione de forma correcta, temos de saber "ouvir" o nosso cão e saber comunicar correctamente com ele.
Com o reforço positivo iremos incentivar o seu cão com algo que ele goste muito (comida ou brinquedo, por exemplo) e desta forma motivá-lo a ter o comportamento desejado. Não esquecendo que para o cão gostar do treino, este terá de ser agradável e divertido para ele, criando assim uma ótima relação com o tutor. Desta forma o seu amigo irá mostrar mais motivação e melhorar o seu desempenho a cada dia.