ACTIVIDADE FÍSICA: benefícios e cuidados
Porque é que a actividade física faz tão bem aos nossos patudos?
EVITA STRESS E DEPRESSÃO: infelizmente este é um problema que os afecta, o que faz com que alguns cães fiquem mais agressivos, ansiosos, depressivos, ou até desenvolvam certos distúrbios psicológicos. Também evita a destruição de objectos em casa, que pode ocorrer por stress ou até por estarem aborrecidos por falta de estímulo físico.
FORTALECE A UNIÃO ENTRE TUTOR E CÃO: Cães que passeiam regularmente com seus donos tendem a ser mais cooperativos e a aceitar melhor os comandos e o treino de obediência, pois as caminhadas fazem com que o cão se sinta mais próximo do seu dono, e por isso respeite a hierarquia estabelecida.
FICAM MAIS CALMOS E TRANQUILOS: Assim como nos humanos, o exercício regular fortalece os músculos, melhora a circulação sanguínea e oxigenação dos tecidos, e ainda aumenta a quantidade de serotonina que é libertada no organismo, o que torna o cão mais relaxado e feliz.
AJUDA A MANTÊ-LOS SAUDÁVEIS: A actividade física, tal como em nós, previne doenças como a obesidade, dificuldades car dio respiratórias, e até predisposição à diabetes, condições que se tornam cada vez mais comum em animais sedentários. Além disso, ajuda a aumentar o tempo de vida dos nossos amigos.
AINDA ASSIM, HÁ SEMPRE CUIDADOS A TER NO QUE TOCA Á PRÁTICA DE EXERCÍCIO FÍSICO:
- Raças que tenham predisposição genética para algumas doenças, como displasias, problemas na coluna e cardiomiopatias, podem agravar os seus problemas devido a exercícios muito intensos. Donos de cães de raça braquicefálica devem ter também especial atenção, pois actividades mais intensas podem originar dificuldades respiratórias.
- Exercícios como a corrida podem forçar as articulações dos nossos cães. Nestes casos, cães já de alguma forma debilitados a nivel articular devem optar por uma outra actividade como natação, por exemplo, tendo sempre o cuidado de os secar bem no final, para que não desenvolvam fungos ou dermatites.
- Não saia para praticar exercícios com o seu cão em horários de muito calor. O seu patudo pode ficar desidratado devido ao calor excessivo, e pode correr o risco de ferir as patinhas no alcatrão quente, compromentendo a sua saúde e o benefício do exercício. Não se esqueça ainda de levar água, é muito importante para o cão e para o dono manterem-se hidratados.