PERIGO: LAGARTA DO PINHEIRO
🌲 Também conhecidas como Processionárias, são lagartas desfolhadoras de pinheiros e cedros, com o corpo coberto de pelos urticantes. Nascem no fim do verão em ninhos formados na copa dos pinheiros, que se assemelham a novelos de algodão.
🦋 Entre Janeiro e Maio, estas lagartas abandonam o pinheiro, organizam-se em “procissão” e dirigem-se ao solo, onde irão concluir a metamorfose: escavam, enterram-se, formam crisálidas e transformam-se em borboletas.
⚠️ O perigo decorre do contacto com este insecto enquanto lagarta, pois possuem cerca de 120 000 pêlos urticantes distribuídos por 8 receptáculos. Alguns pelos podem ainda soltar-se com o movimento, aumento a possibilidade de contacto. Cada pelo funciona como uma agulha, injectando na pele ou mucosas uma toxina que resulta num quadro alérgico grave.
🐶 Os cães, sendo animais muito curiosos, estão em risco de exposição aos seus pelos tóxicos, indo muitas vezes cheirar, lamber e até abocanhar.
🤒 Os principais sintomas envolvem a reacção alérgica - apatia, salivação, urticária, prurido, falta de apetite, vómito, dificuldade em deglutir - e necrose dos tecidos. Neste caso, a língua é normalmente o órgão afectado, inicialmente fica inchada e azulada, seguindo-se da formação de áreas de necrose. Outros locais comuns são a mucosa oral, pele, olhos e sistema digestivo. Sem tratamento precoce, o local afectado pode ser perdido, e em casos mais graves poderão observar-se tremores, choque, coma e mesmo a morte do animal.
👨⚕️ Se desconfia que o seu cão tenha entrado em contacto com estas lagartas, não hesite em levã-lo ao médico veterinário!
🚫 Como prevenção, evite passear em zonas com pinheiros e cedros durante este periodo.