COMO GASTAR ENERGIAS AO MEU CÃO?
Todos os animais têm necessidades diferentes, a quantidade de exercício físico ideal vai depender de vários factores como idade, porte e raça.
Antes de começar a praticar exercício com seu patudo, faça uma visita ao veterinário para um check-up, verificando assim se existe algum tipo de patologia que impeça ou limite a actividade física. Sendo um cão saudável, existem variadas actividades que poderão praticar juntos.
CAMINHADAS: Este tipo de exercício serve para cães de todas as idades, tamanhos e raças. Consoante o nível de actividade do seu cão, pode fazer caminhadas mais longas ou mais curtas. Para donos e cães mais activos, podem optar até por jogging ou corrida.
TREINO DE OBEDIÊNCIA BÁSICA: O treino de obediência também é um bom exercício para os nossos peludos, pois exercita-lhes o corpo e a mente. Além disso, melhora a comunicação entre o dono e o cão, reforçando ainda a sua relação. Pode também ser feito por cães de todas as idades, e é ainda uma boa opção para animais que, por alguma razão médica, não possam praticar actividade física.
TREINO DE AGILIDADE: O Agility consiste em fazer o cão percorrer um circuito de obstáculos (barreiras, túneis, cordas...) no menor tempo possível e com o menor número de faltas. Correr, saltar e rastejar são ótimas maneiras de usar diferentes músculos e permitem que o seu cão exercite outro músculo importante: o cérebro. É um excelente exercício para cães muito enérgicos, e é ótimo para criar uma boa relação entre o cão e o dono.
BUSCA: Todos sabem o quanto os cães adoram perseguir objetos, então imagine um objeto que passa a voar por ele. Seja um Frisbee, um bola ou até um brinquedo que o seu cão goste, é uma brincadeira que além de divertida, é um ótimo exercício para eles.
NATAÇÃO: Este é um exercício bastante divertido, especialmente para cães que gostem de água. Serve também para todas as raças e feitios, e gasta a energia de nossos patudos com menor esforço sobre as suas articulações, sendo que é muito usado na reabilitação de cães com problemas de saúde, como a displasia coxo-femural.