top of page
Cão que funciona na água

CÃES E O EXERCÍCIO FÍSICO

Hoje em dia toda a gente sabe a importância do exercício físico para a saúde, e com os animais não é diferente, afinal, eles são mais parecidos connosco do que se pensa!

Mas a verdade é que nem sempre é levada a sério a necessidade que têm os nossos patudos de praticar alguma actividade física.

 

Como tutores, temos de ter a consciência que, a partir do momento que adquirimos um cão, a vida dele está sob nossa responsabilidade. E para além dos cuidados básicos que devemos ter, como higiene e alimentação, temos de ter em consideração que os nossos cães têm por natureza, bastante energia que precisa de ser gasta, não só para combater o sedentarismo e a obesidade, mas também para a sua sanidade mental. Um cão que não sai à rua e não se exercita muito provavelmente ficará stressado e pode desenvolver distúrbios psicológicos como ansiedade e depressão.

Claro que todos os animais têm necessidades diferentes, e a quantidade de exercícios ideal para cada animal vai depender de vários factores: idade, porte, raça ou até a existência de alguma patologia que possa comprometer a saúde do seu patudo. Um cão jovem vai ter muito mais energia para gastar do que um cão idoso, e um cão saudável vai responder melhor ao exercício física do que um cão com algum problema de saúde, mas em qualquer um dos casos existem actividades que podem ser praticadas para combater o sedentarismo e melhorar a qualidade de vida dos nossos amigos de quatro patas.


Além da quantidade de exercício, outro factor de extrema importância é a regularidade. Por isso a actividade deve ser feita diariamente, e deve ser criada uma rotina de passeios e de exercícios, que é o ideal para a saúde física e mental dos nosso patudos. É também uma ótima forma de melhorar os laços de amizade entre cão e dono, além de socializá-los com outras pessoas e outros animais.

ass-18-18.png
LOGO-03.png
bottom of page